Nome Completo

    E-mail

    Celular

    Consultas presencial e On-line

    O que você precisa saber sobre a ovodoação

    O que você precisa saber sobre a ovodoação

    A ovodoação ainda causa muitas dúvidas, e você sabe o que é e os seus benefícios?

    O sonho em engravidar e gerar uma vida é o sonho de muitas mulheres e casais, mulheres estas que tiveram a diminuição do seu potencial de fertilização ou mesmo apresentam a falência ovariana, ou então mulheres com idade avançada, que não estão mais produzindo óvulos, assim, a ovodoação é uma alternativa para que estas mulheres e casais possam realizar este grande sonho. A ovodoação consiste em fertilizar os óvulos (em mulheres com idade inferior a 35 anos) e transferi-los para estas receptoras.

    A doação de óvulos para uma mulher que não consegue engravidar engloba alguns fatores que necessitam de atenção, como:

    – Para ser doadora, a mulher precisa seguir alguns requisitos, alguns como: ter idade até 35 anos, não apresentar doenças infectocontagiosas (AIDS, sífilis, hepatites…), não possuir histórico de doenças genéticas, tipagem sanguínea compatível com a receptora, entre outros;

    – A ovodoação é um gesto altruísta, longe de remuneração ou ter caráter comercial ou lucrativo, segundo as normas do Conselho Federal de Medicina. A doação é compartilhada, ambas dividem o material genético (óvulos) e os custos. Assim, algumas clínicas combinam com que as doadoras custeiem os medicamentos e as receptoras, o restante do tratamento. Além de ser totalmente anônimo e sigiloso, assim a irmã ou outra parenta não pode ser doadora.

    – Um importante fator que engloba o anonimato e sigilo é também ao doar os óvulos, a doadora está ciente que não terá direito algum sobre a criança gerada através de seus óvulos.

    Os óvulos da doadora são fertilizados com o sêmen do marido da paciente (receptora) e os embriões formados são transferidos para a receptora. Vale lembrar que os óvulos da doadora são estimulados e recuperados utilizando técnicas da fertilização in vitro. A ovodoação faz parte dos tratamentos de reprodução assistida, sendo possível através dela realizar a fertilização in vitro, ao qual com os óvulos doados eles são fertilizados e implantados no útero.

    A fertilização compartilhada é uma maneira de diminuir o custo da fertilização in vitro, pois ambos os envolvidos se beneficiam, sendo uma mulher interessada em ter filhos, mas que não tem todos os recursos financeiros para custear o tratamento poderá doar seus óvulos para outro casal que está com dificuldades na concepção. O Conselho Federal de Medicina aprova a doação de óvulos para redução de custos de tratamentos reprodutivos.
    O Projeto Girassol tem como objeto ajudar e viabilizar tratamentos a casais inférteis com a redução dos custos no tratamento, com o máximo em qualidade.