Nome Completo

    E-mail

    Celular

    Consultas presencial e On-line

    Infertilidade secundária: causas e tratamentos

    Infertilidade secundária: causas e tratamentos

    A infertilidade secundária afeta 10% de todos os casais, mas poucos sabem que estão passando por isso.

    A infertilidade secundária é a incapacidade do casal em engravidar ou em manter uma gestação após a concepção de um ou mais bebês.

    A infertilidade secundária compartilha muitas das mesmas causas de infertilidade primária. O fator de risco muda para você ou seu parceiro, como idade, peso e uso de certos medicamentos.

    Se você tem relações sexuais frequentes e desprotegidas há mais de um ano, mas não engravida, procure seu ginecologista.

    Entre as possíveis causas de infertilidade secundária são:

    • Irregularidades hormonais
    • Fatores uterinos
    • Problemas na tuba uterina
    • Problemas de ovulação
    • Complicações de partos anteriores, incluindo aderências
    • Idade (Reserva ovariana)
    • Qualidade e motilidade do espermatozoide
    • Estilo de vida, como obesidade ou tabagismo

    Seu médico pode ajudar a determinar se há um problema que requer um especialista ou tratamento em uma clínica de fertilidade. A infertilidade secundária pode ser surpreendente e estressante. Não tente lidar sozinha.

    Procure apoio de seu parceiro, família e amigos enquanto conversa com seu médico sobre os próximos passos.

    Infertilidade secundária, dificuldade em conceber após uma gravidez anterior, provavelmente ocorre na mesma taxa que a infertilidade primária, afetando cerca de 10% dos casais. A infertilidade secundária é bastante comum.

    O perfil da paciente seria o de uma mulher que não conseguiu estabelecer uma gravidez clínica após 12 meses de ter relações sexuais desprotegidas, mas que já teve uma gravidez clínica.

    Enquanto muitos pacientes acreditam que eles só têm infertilidade secundária se tiverem um bebê, sabe-se que mesmo as mulheres que tiveram uma gravidez que terminou em aborto espontâneo experimentam infertilidade secundária.

    Quando procurar tratamento?

    Um casal deve procurar avaliação de um especialista se não estiver usando contraceptivos há um ano e não puder engravidar. A partir dos 35 anos, as mulheres devem começar a investigar causas de infertilidade após seis meses.

    No entanto, as pessoas com infertilidade secundária geralmente adiam o tratamento. Os especialistas dizem que os casais não percebem que apenas alguns anos fazem diferença quando se trata de engravidar uma segunda vez.

    A avaliação para a infertilidade secundária são os mesmos que para o tratamento da infertilidade primária.  São solicitados exames para avaliar sêmen, cavidade uterina, trompas, ovários e níveis hormonais.

    Muitas vezes, com o aumento da idade, os exames vão se concentrar mais na avaliação da reserva ovariana de uma mulher, que pode orientar as opções de tratamento. Para alguns pacientes, há infertilidade sem causa aparente, ou seja, todos os exames apresentam-se normais.

    Pensando em engravidar? Crie um plano

    Sente-se com seu parceiro e faça um planejamento que defina o que você está disposto a tentar e por quanto tempo.  Você faria fertilização in vitro? Você consideraria um doador de óvulo? Quanto dinheiro você pode gastar com o tratamento? Em seguida, construa em um cronograma. Quando você define, pelo menos vagamente, um bom período, lidar com a infertilidade não parece um vazio sem fim.

    Raiva, tristeza e ansiedade são comuns entre o casal que está tentando ter um filho. Encontrar-se com um profissional de saúde mental ou procurar blogs e grupos online para infertilidade secundária pode ajudar.

    Além disso, escolha um consultório médico com o qual você esteja confortável e confiante. Uma equipe compassiva pode facilitar o tratamento.

    Procure se informar!!! Em nosso blog você terá acesso a novidades relacionadas aos tratamentos mais recentes de reprodução humana, dúvidas sobre preservação da fertilidade e textos com reflexões sobre a maternidade, gestação e saúde reprodutiva.

    Conheça o Projeto Girassol e saiba como podemos ajudar casais em seu planejamento familiar

    O Projeto Girassol foi criado com o principal objetivo de aproximar a medicina reprodutiva a todas as pessoas. Conta com parcerias que minimizam custos, facilitando o pagamento e oferecendo planos com medicação inclusa, viabilizando a fertilização a casais inférteis.

    O projeto possui estrutura própria, equipamentos de alta qualidade, atualizações constantes que possibilitam a implementação de tratamentos atuais e corpo clínico capacitado.

    Desenvolvemos soluções inovadoras, tornando os tratamentos para preservação da fertilidade o mais viável possível.