Nome Completo

    E-mail

    Celular

    Consultas presencial e On-line

    Vacinação do Sarampo para quem quer engravidar

    Vacinação do Sarampo para quem quer engravidar

    Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal

    O surto de sarampo que assola o país vem preocupando toda população. Pais estão se organizando para atualizar cartões de vacinas, empresas mobilizam funcionários e os profissionais da saúde trabalham para a conscientização da população.

    E as grávidas e mulheres que querem engravidar precisam se informar de maneira correta para evitar complicações na gravidez. Então, reunimos algumas informações sobre as orientações para vacinação do sarampo para quem quer engravidar

    O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando a pessoa com sarampo tossir, falar, espirrar ou respirar próximo de outras pessoas. Uma forma de evitar o sarampo é pela vacina.

    Os principais sintomas do sarampo são:

    • febre acompanhada de tosse;
    • irritação nos olhos;
    • nariz escorrendo ou entupido;
    • mal-estar intenso;

    Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

    Orientações do Ministério da Saúde:

    Quem deve se vacinar contra o sarampo?

    Dose zero: devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

    Primeira dose:  crianças que completarem 12 meses (1 ano).

    Segunda dose: aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

    Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

    Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

    Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

    Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

    Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

    De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;

    De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.

    Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo? Como funciona a vacinação do Sarampo para quem quer engravidar?

    A vacina é contraindicada durante a gestação, pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

    Vacinação do Sarampo para quem quer engravidar:

    O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina três meses antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

    Quais vacinas a mulher que quer engravidar deve tomar?

    Se você está planejando uma gravidez, converse com seu médico sobre quais vacinas que você possa precisar de antemão. As vacinas de vírus vivos devem ser administradas pelo menos um mês antes da concepção. Seu parceiro e outros contatos próximos também devem receber a vacina contra a gripe para reduzir o risco de expor você e seu bebê à gripe. No entanto, seu parceiro e seus contatos adultos próximos não precisam de imunização adicional contra coqueluche, por exemplo, se estiverem em dia com suas vacinas.

    Então, em especial nesse momento de surto, a vacinação do sarampo para quem quer engravidar deve ser tomada agora e a mulher deve aguardar, por orientação médica, no mínimo três meses para engravidar. A menos que a mulher já tenha adquirido a doença e esteja prontamente imunizada, assim, não é necessário vacinação e ela poderá engravidar.

    Quais vacinas durante a gravidez são recomendadas e quais deve evitar?

    Geralmente, as vacinas que contêm vírus mortos podem ser administradas durante a gravidez. Vacinas que contêm vírus vivos não são recomendadas para mulheres grávidas.

    Duas vacinas são recomendadas rotineiramente durante a gravidez:

    Gripe: a vacina contra a gripe é recomendada para mulheres que estão grávidas durante a temporada de gripe – normalmente de novembro a março. A vacina contra a gripe é feita a partir de um vírus inativado, por isso é seguro para você e seu bebê.

    Tétano: recomenda-se uma dose da vacina durante cada gravidez para proteger o seu recém-nascido da coqueluche, independentemente de quando teve a sua última vacinação. Idealmente, a vacina deve ser administrada entre 27 e 36 semanas de gravidez.

    Se você estiver viajando para o exterior ou estiver em risco aumentado de certas infecções, seu médico também pode recomendar outras vacinas durante a gravidez – como as vacinas contra hepatite A e hepatite B.

    Seu médico recomendará evitar vacinas que contenham vírus vivos durante a gravidez, pois representam um risco teórico. Exemplos de vacinas para evitar durante a gravidez incluem:

    Vacina contra catapora

    Vacina contra sarampo-caxumba-rubéola