Quais as chances de uma mulher engravidar assim que ela decide? Há coisas que a mulher pode fazer, antes de engravidar, que tornará mais provável que o bebê seja saudável?
Há passos de estilo de vida que você pode tomar antes de conceber que podem aumentar as chances de atender esse pedido “quero engravidar” e ainda ter um bebê saudável. É importante que um casal que deseja engravidar, reunir-se com seu médico para analisar o histórico de saúde, discutir as condições médicas que o casal tem e rever os fatores que poderiam aumentar o risco de o bebê apresentar um defeito congênito.
Quando a mulher decide. Pronto. Quero engravidar. Deve primeiro, tomar um multivitamínico diário que contenha ácido fólico. O ácido fólico ajuda a prevenir defeitos, como a espinha bífida, que afeta o tubo neural – a estrutura de um embrião que acaba se desenvolvendo no cérebro e na medula espinhal de um bebê. Tomar ácido fólico antes e durante a gravidez reduz o risco de defeitos do tubo neural.
O casal deve agendar uma consulta preconcepção com um ginecologista. Ele pode revisar seu histórico de saúde individual, seu histórico familiar, para identificar possíveis áreas de preocupação. Além de tomar ácido fólico e se preparar para a gravidez consultando um médico, pode fazer algumas escolhas de estilo de vida que podem ajudar a promover uma gravidez saudável.
Muitas mulheres, antes mesmo de procurar um médico, podem adotar alguns hábitos saudáveis. Para elas, algumas dicas básicas são:
– Evite álcool, drogas ilícitas e fumo. Se você fuma, pare agora. Fumar durante a gravidez tem sido associado a muitos problemas de saúde, incluindo problemas com a placenta, baixo peso ao nascer, parto prematuro, aborto espontâneo, natimorto. Se você quiser ajudar com esses problemas, converse com seu médico.
– Se você está com sobrepeso ou obesidade, tome medidas para atingir um peso saudável antes de engravidar, pois a obesidade pode atrapalhar na produção de hormônios e dificultar a ovulação. Além disso, aumenta os riscos de diabetes e hipertensão durante a gestação. Converse com seu médico sobre um programa de exercícios e nutrição para atender e manter seus objetivos antes e durante a gravidez.
Ao se preparar para engravidar, tente ser o mais saudável possível. Adote uma dieta saudável. Exercite-se regularmente. Evite fumar, usar álcool e drogas.
Infertilidade é definida como um casal que tenta engravidar por pelo menos um ano sem sucesso. Infertilidade feminina, infertilidade masculina ou uma combinação dos dois afeta milhões de casais no mundo. Estima-se que 10 a 18 por cento dos casais têm dificuldade para engravidar ou ter um parto bem-sucedido. Casais que querem engravidar precisam saber que a infertilidade pode ser causada por fatores femininos em cerca de um terço das vezes e por fatores masculinos em um terço. Nas causas restantes, a causa é desconhecida ou existe uma combinação de fatores masculinos e femininos.
Existem muitos tratamentos disponíveis, que dependerão da causa da infertilidade. Se você está enfrentando essa dificuldade, procure um especialista para investigar a causa e indicar o melhor tratamento!
O Projeto Girassol é uma iniciativa dedicada a viabilizar um tratamento de qualidade para casais jovens inférteis. É composto por uma junta de mais de 20 especialistas que se reúne com professores de Pós-Graduação em Reprodução Humana para encontrar a melhor solução para o seu problema. Conta com parcerias que minimizam custos e oferece planos com medicação inclusa, viabilizando a fertilização a casais inférteis e para mulheres que querem engravidar.
O projeto possui estrutura própria, equipamentos de alta qualidade, atualizações constantes que possibilitam a implementação de tratamentos atuais e corpo clínico capacitado. Desenvolvemos soluções inovadoras, tornando os tratamentos para preservação da fertilidade o mais viável possível.