Novembro é marcado por uma causa mundial destinada aos homens, o Novembro Azul, ao qual tem por objetivo informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença (o câncer de próstata), através de consultas e exames de rotina com o urologista.
Uma doença que acomete os homens a partir dos 45 anos de idade e gera muitas dúvidas a respeito da infertilidade masculina, porém, caso exista algum caso de câncer de próstata na família, recomenda-se exames antes, a partir dos 40 anos de idade. Somente um médico especialista será capaz de realizar uma avaliação e assim, explicar sobre o risco de desenvolvimento da doença.
Após o Outubro Rosa, uma causa mundial dedicada à prevenção e cuidados referentes ao câncer de mama entre as mulheres, acontece o Novembro Azul, uma campanha mundial de prevenção e combate ao câncer de próstata, bem como a conscientização da importância da saúde masculina.
Originado em um pub na Austrália em 1999, a campanha no exterior é conhecida como “Movember” (moustache + november em inglês, que significa bigode e novembro) ao qual um grupo de amigos teve a ideia em deixar o bigode crescer durante todo o mês como forma de conscientizar a população masculina dos cuidados com a saúde, além de arrecadar fundos para instituições de caridade.
O dia 17 de novembro é oficialmente o Dia Mundial Combate ao Câncer de Próstata.
Não existe uma relação direta do câncer de próstata com a infertilidade masculina, mas sim com os tratamentos indicados, como a quimioterapia e a radioterapia que afetam diretamente.
O câncer de próstata não apresenta sintomas em seu início, apenas quando o grau está muito avançado, por isso, a consulta regular com o especialista é essencial para manter a saúde em dia.
Um diagnóstico médico é essencial, porém, sintomas como: dificuldade em urinar, dificuldades no trato urinário como fluxo fraco, micção excessiva durante a noite, dor na região dos testículos, sangue na urina ou no sêmen, dor nos quadris, lombar e parte interna das coxas e disfunção erétil são alguns dos sintomas.
Os sintomas do câncer de próstata devem ser monitorados constantemente.
Não existe uma relação direta do câncer de próstata e a infertilidade masculina, mas sim os tratamentos envolvidos neste processo, como a quimioterapia e a radioterapia.
Independente se o homem pretende ou não ter filhos, assim que o câncer de próstata for detectado, o médico especialista orienta o congelamento do sêmen.