Nome Completo

    E-mail

    Celular

    Consultas presencial e On-line

    Fertilização in vitro e inseminação artificial são a mesma coisa?

    Fertilização <i>in vitro</i> e inseminação artificial são a mesma coisa?

    Ambas as técnicas são consideradas reprodução assistida, mas você sabe a diferença delas?

    Quando falamos em tratamentos para engravidar, muitas são as dúvidas e questionamentos que os casais costumam levantar no consultório, uma delas é a dúvida se fertilização in vitro e inseminação artificial são a mesma coisa e a resposta é: não.  Apesar de diferentes, os dois tratamentos são considerados reprodução assistida, pois em ambos há intervenção médica.

    Os termos costumam confundir, mas as técnicas são bem diferentes. A inseminação artificial é uma técnica mais simples que engloba diversas técnicas com o intuito da gravidez, que consistem na injeção de espermatozoides dentro do útero por meio de um cateter. As técnicas dentro da inseminação artificial ao qual somente um especialista irá indicar a ideal para a sua condição, são: intracervical, intraperitoneal, intratubária e intrauterina, sendo a inseminação intrauterina a mais utilizada.

    A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica realizada em laboratório, por isso é indicada para diagnósticos complexos de infertilidade, ao qual são colocados espermatozoides em contato direto com óvulos em laboratório (indução de ovulação por injeções hormonais) e, após a fecundação, os embriões são alocados no útero, visando à gravidez.