A análise dos intervalos entre as menstruações é utilizada para estimar a janela fértil, que é definida como o intervalo de 6 dias que termina no dia da ovulação. Estudos sugerem que o momento da máxima fertilidade ocorre 1 a 2 dias antes do dia da ovulação. Em mulheres com ciclos regulares, a probabilidade de gestação pode ser otimizada com o aumento da frequência de relações sexuais após o término da menstruação até o dia da ovulação.
A ovulação dura 12 a 48 horas. A mulher é potencialmente fértil por até sete dias e talvez até 10 dias, de acordo com os estudos mais otimistas. Isso ocorre porque o espermatozoide pode sobreviver até cinco dias no trato reprodutivo feminino.
Ovulação é quando um óvulo é liberado de um ovário. Esse óvulo sobrevive por até 48 horas antes de não poder mais ser fertilizado pelos espermatozoides. Esse curto período pode ser considerado o período da ovulação. No entanto, o período fértil total é quanto tempo o óvulo é fértil e quanto tempo o esperma pode esperar pelo óvulo combinado. Isso é conhecido como janela fértil.
Enquanto a mulher é possivelmente fértil por sete dias fora do seu ciclo. As chances de conceber nos extremos desse período são pequenas.
Existem muitos estudos sobre o melhor método de detecção da ovulação e sobre como a mulher é fértil antes e depois da ovulação.
Existem alguns problemas com estudos como estes. Por um lado, não existe um método completamente preciso para detectar o dia em que a mulher ovulou. Pelo menos, não em casa.
É possível que um kit de previsão de ovulação, um gráfico de temperatura basal do corpo e padrões de muco cervical indiquem um dia de ovulação ligeiramente diferente.
A ovulação pode ser detectada com ultrassom ou exames de sangue. Supondo que a mulher saiba aproximadamente quando ovulou e quantos dias antes ou depois da ovulação fez sexo. Quais são as chances de engravidar?
A janela fértil pode durar até 10 dias, mas claramente, se a mulher deseja engravidar, precisa fazer sexo o mais próximo possível da ovulação.
Períodos irregulares ou períodos completamente ausentes são o sinal número um de que a ovulação pode não estar ocorrendo ou pode ocorrer com pouca frequência.
É possível ter períodos regulares e não estar ovulando, mas isso é incomum.
Embora seja importante entender a ciência por trás da fertilidade. É preciso tentar não deixar as estatísticas arruinarem a diversão e criem uma pressão.
Se o sexo frequente e desprotegido não engravidar após um ano (ou seis meses, se a mulher tiver mais de 35 anos), é indicado consultar um médico para uma avaliação de fertilidade.
Obviamente, se a mulher tiver quaisquer sinais de um problema de fertilidade, não precisará esperar um ano antes de consultar seu médico. O casal pode ser proativo marcar uma consulta o quanto antes.
O Projeto Girassol foi criado com o principal objetivo de aproximar a medicina reprodutiva a todas as pessoas. Conta com parcerias que minimizam custos. Facilitando o pagamento e oferecendo planos com medicação inclusa, viabilizando a fertilização a casais inférteis e para mulheres que querem engravidar.
O projeto possui estrutura própria, equipamentos de alta qualidade. Atualizações constantes que possibilitam a implementação de tratamentos atuais e corpo clínico capacitado. Desenvolvemos soluções inovadoras, tornando os tratamentos para preservação da fertilidade o mais viável possível.