Tentar engravidar é um processo. Não só para a esposa, mas para o marido também. Todo mês que passa sem um teste de gravidez positivo pode parecer uma eternidade. E a mulher pensa: não vou conseguir engravidar. Qual médico devo procurar?
Tente engravidar por, pelo menos, 12 meses. Acredite ou não, um jovem casal sem problemas de saúde pode levar até 12 meses para engravidar. A gravidez é resultado do encontro certo de esperma e óvulo, por isso não é uma garantia, mesmo que você esteja no momento certo. Caso não consiga, procure um especialista em reprodução humana.
Após os 35 anos, uma mulher é rotulada como “idade materna avançada”.
Mesmo que esse termo nos faça estremecer – desde quando tem 35 anos – as chances de conceber começam a cair nessa idade. O suprimento de óvulos de uma mulher diminui com o tempo, principalmente após os 35 anos. Se você não tiver concebido após tentar por 6 meses, consulte um especialista em fertilidade.
Imediatamente. Depois dos 40 anos, os óvulos de uma mulher caem tanto em qualidade quanto em quantidade. Além de haver menos chances de engravidar, o risco de aborto espontâneo é maior.
Aos 40 anos, cerca de 50% dos embriões de uma mulher contêm um número anormal de cromossomos. As mulheres na casa dos 40 têm maior probabilidade de precisar de tratamentos de fertilidade; portanto, converse com um especialista em reprodução logo após começar a tentar.
Imediatamente. Sua tireoide está ligada a produção de hormônios; portanto, se estiver fora de controle, pode afetar suas chances de conceber e ter uma gravidez saudável. A função tireoidiana anormal pode estar associada à infertilidade, aborto espontâneo e anormalidades no desenvolvimento do cérebro fetal. Se você suspeitar de problemas de tireoide, consulte um médico imediatamente; mas se já estiver sendo monitorada e controlada com medicamentos, não será um problema.
Procure um especialista em reprodução humana imediatamente.
Mulheres com problemas conhecidos, como Síndrome dos ovários policísticos (SOP) ou endometriose, devem ser avaliadas assim que começarem a tentar engravidar. Muitas mulheres com síndrome do ovário policístico não ovulam, então você precisará de medicamentos para ajudar a dar um impulso inicial. A endometriose é mais complicada – pode resultar desde tubas uterinas obstruídas até diminuição da reserva ovariana – que um exame de fertilidade pode determinar.
Homens com problemas de fertilidade são acompanhados, geralmente, por um urologista geral ou um andrologista. Os urologistas são treinados na avaliação e tratamento de distúrbios dos rins, trato urinário, bexiga e órgãos reprodutores masculinos e têm pelo menos dois anos de treinamento cirúrgico geral.
Geralmente realiza uma análise do sêmen, procura varicoceles (varizes na bolsa escrotal), verifica os níveis hormonais e solicita exames laboratoriais para verificar a qualidade do esperma.
Se uma mulher tem problemas de fertilidade que não podem ser tratados pelo seu médico ginecologista, ela pode consultar um médico especialista em reprodução humana, – um profissional especializado no tratamento de distúrbios hormonais e anatômicos que afetam a reprodução.
Dependendo da natureza do seu problema, uma mulher também pode precisar passar em consulta com um cirurgião. Esses ginecologistas são treinados para tratar problemas anatômicos, como obstrução tubária, endometriose e anormalidades uterinas, além de outros distúrbios de órgãos reprodutivos que requerem cirurgia.
Você está tentando ter um bebê há algum tempo sem sucesso. Você deve consultar um médico de fertilidade? Se você tem menos de 35 anos e tenta ativamente engravidar há 12 meses ou mais, marque uma consulta com um médico de fertilidade. De qualquer forma, espere passar por uma série de avaliações e testes para determinar o que pode estar interferindo nos seus esforços para engravidar.
Uma das coisas iniciais que o médico desejará saber é se você está ovulando ou não (liberando um óvulo todo mês).
Na sua primeira consulta com o especialista em fertilidade, ele examinará seu histórico médico e descreverá os testes de fertilidade que você e seu parceiro precisam fazer. Isso incluirá exames de sangue e exames físicos (para vocês dois), análise de sêmen (para homens) e ultrassons para avaliar o útero e verificar cistos ovarianos e miomas (para mulheres).